Mini Cachorro-quente (pra deixar o findi mais feliz)

Divulgação
Final de semana de verão é tão bom que precisa ser comemorado e agradecido. Nem precisa ser uma celebração assim, tão sofisticada. O que realmente importa é juntar quem a gente gosta (ou curtir um tempo sozinho) e compartilhar este momento do nosso jeito. 

Para "variar" um pouco, a minha comemoração vai ser com comidinhas! Deu vontade de fazer pra família uns mini cachorrinhos-quentes ou enroladinho de salsicha, se preferirem. Eu, então, resgatei uma antiga receita (e testada) e queria muito dividir com vocês. A única alteração que vou fazer é em relação à farinha. É que o povo daqui gosta de coisas saudáveis, então, 1/3 da quantidade de farinha será substituído por farinha integral. Vocês sabem que fazer uma massa só com farinha integral fica pesado demais, né? Acho até que 50% fica muito massudo, mas esta proporção fica ao teu critério. A fonte da receita é caderno de gastronomia do jornal Zero Hora. Infelizmente, não guardei a data.

Espero que esta receita sirva de inspiração pra te reunir e deixar este final de semana comum num momento especial. Se fizerem esta ou outra receita, compartilhem!!! :)

Mini Cachorro-quente 

Ingredientes:

1 sachê de fermento biológico seco
1 xícara de água morna
500g de farinha de trigo
4 gemas
1 colher (sopa) sal
1 1/2 colher (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) manteiga
200g de salsicha

Para decorar:

1 gema
1 colher (sopa) de leite

Em uma vasilha grande, misture o fermento com o açúcar. Acrescente as gemas, a manteiga e, por último, o sal. Adicione a água intercalada com a farinha aos poucos (não coloque toda a quantidade de farinha de uma vez só. Tu pode atingir o ponto da massa com menos quantidade de farinha). A massa estará no ponto ideal quando desgrudar das mãos. Deixe a massa dobrar de tamanho em uma vasilha coberta com um pano em local mais aquecido e longe de vento corrente. Após o crescimento, abra a massa em uma superfície enfarinhada. Para dar o formato dos mini cachorrinhos, corte a massa em triângulos. Como uma pequena fatia da salsicha (eu gosto de dar uma pré-cozida na água antes) e enrole na massa a partir da base do triângulo. Pincele os pãezinhos com a gema diluída no leite. Coloque os cachorrinhos em uma forma antiaderente e asse em forno pré-aquecido a 200ºC até ficarem dourados. Tem gente que gosta de colocar tomate, cebola e alho picadinhos junto com a salsicha. Nunca testei, mas também deve ficar ótimo. 

Comentários

Anônimo disse…
Têm como congelar?

Postagens mais visitadas deste blog

Inspirações para uma sunset party particular

Festa das Frutas