A torta de sorvete e uma doce homenagem

  
 Já estava com um post quase todo esquematizado na cabeça, quando li que hoje é o Dia do Sorvete. Para tudo!! Se a fonte da informação é segura ou não, não sei. A origem da data também não me preocupa muito. O que realmente importa é que, tratando-se de sorvete, devemos dedicar uma atenção especial. 

Pensei, então, no que dizer de diferente sobre o sorvete, além de compartilhar imagens inspiradoras. Sorvete é carinho, felicidade gelada no copinho ou na casquinha. Aí a memória e o sentimento falaram mais alto. Quando penso em sorvete, vêm à minha mente duas pessoas que passaram pela minha vida de formas completamente distintas, mas que deixaram a sua marca pra sempre. A elas presto esta doce homenagem no Dia do Sorvete. 

Minha avó Lila tinha uma sorveteria. Foram tantas as histórias dos seus sorvetes.

- Feito com fruta de verdade! - dizia ela. 
- Sem corante, Deus me livre. E só com leite puro - resmungava.

E como ela amava os gelatos! Assim como uma criança, ela viajava longe enquanto saboreava sua casquinha. O sabor preferido? Morango. Não cheguei a pegar a época da sorveteria, mas uma das imagens mais presentes que tenho é da D. Lila sentada na ponta da sua cama em Tramandaí, curtindo uma brisa da janela à tarde e saboreando um Cornetto. Depois de se esbaldar, deitava-se novamente pra terminar a sesta no ventinho. 

Minha avó, no entanto, nunca conheceu a Mari. A Mari nunca teve uma sorveteria, era estudante de publicidade e estagiária como eu. Mas adorava fazer sorvete. Ou melhor, torta de sorvete. No caos da agência de publicidade, conheci a guria que só sorria. Mesmo com tanta pressão, era a alegria em pessoa. Numa das nossas conversas, me confessou que sabia fazer uma torta de sorvete maravilhosa, beeeeemmmm parecida com aquela famosa. Eu sempre tive uma super vontade de descobrir a receita da Torta de Sorvete, então não larguei do pé da Mari.

- Mas tu tem certeza mesmo que fica parecida com a Torta de Sorvete? - perguntei desconfiada. 
-Te garanto! Anota aí. - me disse ela, dando mais um sorrisinho. 

Anotei e fiz. Se fica próxima à original, isso vocês podem testar e tirar suas conclusões. Minha família ama. Sempre que faço, não tenho como não me recordar da Mari. Então, pra comemorar o Dia do Sorvete e homenagear minha amiga, compartilho com vocês a preciosa receita:

Torta de Sorvete da Mari 

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite
5 gemas
5 claras
1 colher de chá de essência de baunilha 
7 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de suspiros
1 barra de chocolate meio amargo

Bata no liquidificador o leite condensado, o leite, as gemas e a essência de baunilha. Leve o creme ao fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Retirar do fogo antes de iniciar a fervura (para não talhar). Reserve. Bata as claras em neve. Acrescente o açúcar até virar um meregue.  Misturar as claras em neve ao creme já frio. Coloque o creme em uma forma retangular forrada com papel manteiga. Disponha os suspiros sobre o creme e leve para congelar por pelo menos 8h. Retire a torta do congelador uns minutos antes de servir e desenforme. Derreta o chocolate e sirva sobre a torta. 

P.S.1: para quem não gosta de uma torta tão doce, é possível reduzir a quantidade de açúcar e/ou tirar os suspiros. 

P.S.2: Uma variação possível é acrescentar bombons picados no lugar dos suspiros e levar pra congelar. 
Via Pinterest
Via Destemperados

À memória de Lilia Comin Gonçalves e Mariana Ludtke Regal.

Comentários

Paula disse…
Juliana, cheguei ao teu blog enquanto procurava coisas sobre a minha irmã na internet. Hoje foi um dia em que acordei com muita saudade e resolvi olhar o que apareceria sobre ela. Teu post foi uma agradável surpresa. Lembrei da Mariana fazendo torta de sorvete, tirando da forma móvel. A cena toda. Obrigada!
Christina disse…
Juliana, tua sensibilidade trouxe de volta a nossa Mariana exatamente do jeitinho que era. Hoje é o dia do aniversário dela, uma ótima ocasião pra torta de sorvete com emoção. Muito obrigada.

Postagens mais visitadas deste blog

Festa das Frutas

Inspirações para uma sunset party particular

Árvores de Natal alternativas